Dicas de Decoração: Como Combinar Diferentes Cores

Muitas vezes quem busca móveis planejados não sabe exatamente como combinar decoração, cores e tons, por isso, nossos profissionais são treinados para ajudar a escolher todos os detalhes com atendimento diferenciado, facilitando a vida do cliente para criar um projeto único e totalmente personalizado. Preparamos incríveis dicas para você, confira!

1. Cor tem a ver com estilo
As cores sempre possuem ligação direta com o estilo do cliente, por exemplo, quem prefere algo mais minimalista irá escolher tons neutros, evitando carregar o visual do ambiente.

2. Cores influenciam os sentimentos
A cor tem a capacidade de influenciar os sentimentos dos moradores do local, por exemplo, em quartos é bom evitar o uso do vermelho, pois pode influenciar a qualidade do sono. Isso acontece com cores quentes já que elas remetem energia e vivacidade, assim o cérebro assimila que ao entrar no ambiente a pessoa deve ser estimulada, causando insônia e prejuízos a longo prazo na saúde.

3. Escolhendo a paleta de cores
O ideal antes de prosseguir é escolher uma paleta de cores, que pode ser diferente para cada cômodo e a partir da escolha combinar os tons dos móveis e decoração

4. Círculo cromático
O círculo cromático é super importante uma paleta de cores não foi previamente definida. Este conceito realiza uma composição mais rica sem causar desconforto aos moradores da casa. São representadas as principais cores percebidas pelos nossos olhos: vermelho, vermelho-alaranjado, laranja, amarelo-alaranjado, amarelo, verde-amarelado, verde, azul-esverdeado, azul, azul-arroxeado, roxo e violeta. As cores complementares são aquelas opostas no diâmetro do círculo e funcionam para ambientes que se deseja adicionar vivacidade, criando as seguintes combinações:

azul e laranja
azul arroxeado – amarelo alaranjado
roxo e amarelo
violeta – verde amarelado
vermelho – verde
vermelho alaranjado – azul esverdeado

Já em ambientes q se deseja a sensação de tranquilidade deve-se utilizar tons que estejam próximos da cor principal escolhida, onde o ideal é escolher 3 cores, mas pode-se escolher entre 2 e 5 cores. Exemplos:

vermelho alaranjado – violeta – vermelho
verde-amarelado – azul-esverdeado – verde

5. Como combinar cores diferentes?
Para combinar diferentes cores como as que citamos acima, você pode combinar o estilo e o ambiente escolhido, como abusar das cores numa sala com estilo retrô. Já cômodos que pedem mais tranquilidade optamos por tons mais claros como branco, cinza e marfim ou harmonizando cores adjacentes.

Gostou do conteúdo? Quer mais dicas de como deixar sua casa impecável? Assine nossa Newsletter e receba as informações diretamente em seu e-mail.

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook, nosso perfil no Instagram e fique por dentro das novidades!



WhatsApp chat